quarta-feira, 29 de agosto de 2012

SUSTENTABILIDADE


Lembrando sempre que a verdadeira sustentabilidade está focada nesses 3 pilares, econômico, ambiental e social.
Tem que ser economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa.

Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.






"Resumindo, são atitudes e práticas que buscam conciliar as necessidades econômicas, sociais e ambientais de modo a garantir seu atendimento por tempo indeterminado e a promover a inclusão social, o bem-estar econômico e a preservação dos recursos naturais."

Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma não prejudicar o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.

Assim, as idéias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Da mesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje tem uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso; todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.

A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática exitosa e aplicada com muito mais freqüência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido dia a dia. A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, bem como assegurar instrumentos fiscalizatórios e punitivos eficientes, darão ao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de idéias e formador de opiniões ainda muito maior do que já existe nos dias atuais.

De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.

O mundo, definitivamente, mudou. Algumas verdades que até a algumas décadas atrás eram inquestionáveis agora passaram a ser revistas. De atitudes individuais a modelos de desenvolvimento, tudo está em transição em função de eventos como aquecimento global, superpopulação, velocidade da informação, emergência de novos países na balança de poder global, acelerado fluxo de capitais etc. A certeza das mudanças faz com que economistas, cientistas e formadores de opinião discutam cada vez mais opções ao modelo de desenvolvimento que temos hoje.

Por exemplo, hoje está claro que há uma diferença entre crescimento e desenvolvimento. O primeiro foca na questão quantitativa e exige uma maior utilização de recursos naturais. Já o desenvolvimento sustentável é qualitativo, e envolve o desenvolvimento de localidades, pensando não apenas no crescimento econômico, mas também em questões como a diminuição da violência, melhor distribuição de renda para enfrentar a pobreza, valorização da diversidade e equilíbrio com a natureza. 

Na visão clássica, a economia sempre esteve separada do meio ambiente. Na visão contemporânea, a economia é considerada parte do meio ambiente, assim como as pessoas. Essa é a noção de interdependência, reconhecendo que tudo está ligado com tudo. Por exemplo, a destinação correta dos resíduos gerados por uma fábrica pode gerar benefícios para toda uma região, desde a qualidade da água e do solo até a qualidade de vida da comunidade em seu entorno. 

Desenvolvimento sustentável significa olhar o mundo de uma nova maneira, com o foco nas questões sociais, ambientais e econômicas, de maneira interdependente. O que suas atitudes têm a ver com isso? Tudo, considerando que nosso mundo e nosso tempo é construído por pessoas. Coloque os óculos da sustentabilidade para entender melhor o que isso significa.


Para adquirir os nossos produtos sustentáveis e econômicos,faça o seu cadastro gratuito preenchendo o formulário abaixo. 
Entregamos em todo o Brasil.
Leve economia e sustentabilidade para a sua casa ou sua empresa.

Clique aqui para conhecer nossos produtos sustentáveis


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo.